Deni Zolin

Reajuste dos comerciários e abertura em feriados são aprovados

18.306

A assembleia do Sindicato dos Lojistas de Santa Maria (Sindilojas) aprovou, na sexta, a proposta de reajuste salarial de 3,31% para os trabalhadores do comércio, tanto para quem ganha o piso quanto para os salários mais altos. O novo valor do piso, de R$ 1.379, será pago já na folha de novembro, enquanto os reatroativos serão quitados em seis parcelas, a partir de janeiro de 2021, afirmou o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa. É que, como a data-base da categoria venceu em abril de 2020, desde lá já deveriam ter sido pagos os novos valores - isso não ocorreu porque ainda não havia sido aprovado o dissídio.

Foram aprovadas as regras que permitirão a abertura das lojas do comércio de rua e de shoppings nos próximos feriados, exceto no Natal e Ano Novo.

- No domingo do 2º turno das eleições, no dia 29, as lojas já poderão abrir com mão de obra contratada, mas em horário reduzido para que o pessoal possa votar. Será das 14h às 20h. Nos demais feriados, como Carnaval e 21 de abril, as lojas poderão funcionar em horário normal. No início da pandemia, tínhamos pedido para adiar o reajuste salarial, que fosse compensado mais adiante. Mas percebemos que a inflação subiu muito e os comerciários estavam com dificuldades, por isso, vamos dar os 3,31%. Além disso, se deixássemos para dar o reajuste mais adiante, acabaria acumulando e gerando transtornos aos lojistas no futuro - diz Costa, lembrando que na terça, 8 de dezembro, feriado da padroeira da cidade, o comércio também poderá abrir.

Depois de seis semanas, Santa Maria volta a ter bandeira vermelha

Os valores de compensação para quem trabalhar em feriados ficaram os mesmos da convenção anterior, de R$ 80 mais uma folga. O valor é maior se não for concedida a folga.

Segundo o presidente do Sindicato do Comerciários, Rogério Reis, a negociação teve de ficar assim, sem reposição maior, porque a entidade entende a dificuldade do comércio.

- As lojas estão em dificuldade, principalmente pequenas e as de vestuário, que não estão vendendo quase nada - diz Reis.

A proposta já havia sido aprovada em assembleia dos comerciários. Agora, falta ainda a formalização junto ao Ministério da Economia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começam obras de trevo de acesso ao Hospital Regional Anterior

Começam obras de trevo de acesso ao Hospital Regional

Aprovada no Senado, ajuda ao transporte coletivo é incógnita aqui Próximo

Aprovada no Senado, ajuda ao transporte coletivo é incógnita aqui

Deni Zolin